Jornal do Agrupamento Vertical de Escolas Dr. João Lúcio - Fuseta - Olhão participa! Comenta ou envia a tua notícia para faroldigital@sapo.pt
Terça-feira, 13 de Maio de 2008
Ana Maria Magalhães na Escola

No dia 13 de Março de 2008, tivemos connosco a escritora Ana Maria Magalhães, no âmbito da leitura orientada da obra - O Dia do Terramoto.  O público alvo era o 6º Ano, no entanto, também participaram alunos convidados como representantes das diferentes turmas. A selecção dos participantes teve por base os vencedores do Concurso de Leitura da nossa  Escola e os melhores leitores da Biblioteca.

Os alunos prepararam previamente questões para colocar à escritora e elaboraram trabalhos sobre a obra em estudo, os quais foram oferecidos à convidada. Os alunos da Turma CEF de Cozinha também confeccionaram um bolo regional para fazer as honras da casa. A sessão foi muito animada porque a escritora recordou a sua experiência do terramoto de 1969, altura em que se encontrava grávida e sozinha em casa. Este momento de pânico inspirou-a para a escrita da obra - O Dia do Terramoto. Os alunos ficaram impressionados com este relato. Depois, Ana Maria Magalhães falou de uma outra experiência traumática da sua adolescência: um naufrágio. Foi a partir desta vivência que a escritora se sentiu motivada para a escrita do Livro Uma Aventura no Alto Mar. Esta é a sua última obra em parceria com a escritora Isabel Alçada. A escritora explicou que os temas das suas obras têm sempre algo de autobiográfico; a intriga é composta, depois, com informação recolhida para o efeito e visitas aos locais escolhidos. Ficámos com a sensação de que a produção escrita é uma constante descoberta do eu e do mundo e, também, uma emocionante AVENTURA.

À saída, a escritora confessou-nos que nunca fora tão bem recebida numa escola como o foi na nossa. Com efeito, à chegada, teve o prazer de ser osculada por um aluno do 7º ano, que lhe desejou as boas-vindas.

 

Ana Maria Magalhães realizou, também durante a manhã,  um périplo pelas Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento: Bias e Fuzeta. Em Bias, os alunos do 3º e 4º anos, orientados pelas professoras Célia Gonçalves e Valentina Barros, fizeram uma entrevista à escritora e esta respondeu com simpatia a todas as perguntas. Os alunos tinham lido a história - A Bruxa Cartuxa. A escritora confessou que a sua inspiração para a escrita de contos infantis lhe surgiu após o nascimento dos seus netos. Ana Maria Magalhães revelou que um dos seus sonhos era ter muitos filhos, no entanto, ficou pelo segundo, dadas as circunstâncias da sua vida. O prazer de lidar com crianças levou-a a ser professora de Português e História, tendo iniciado a sua actividade como professora em Angola. O gosto pela escrita e pela leitura é partilhado com crianças de todo o país, bem como de outros países onde as suas obras se encontram traduzidas.

Ao finalizar a sessão em Bias, a escritora recebeu desenhos dos alunos e um belo ramo de flores silvestres.

 

Depois de ter respirado o ar silvestre do campo, a escritora dirigiu-se sem detença para a Vila da Fuzeta, onde os alunos do 3º e 4º anos aguardavam impacientes a chegada da ilustre convidada. Haviam preparado a sala com requinte, decorada com flores e bruxinhas de cartão.  Elaboraram marcadores de livros para assinalar a presença da escritora na escola. Aí também puderam satisfazer a sua curiosidade sobre os motivos que levaram a escritora a escrever tantos livros - mais de 50 só da colecção UMA AVENTURA. A escritora revelou que a obra de que mais gosta é Uma Aventura nas Férias do Natal, pois nela revive as peripécias da infância com os irmãos e os primos. O mar da Fuzeta deslumbrou-a a ponto de dizer que este local poderá vir a inspirá-la para escrita de uma nova AVENTURA.

Os alunos despediram-se com emoção e ofereceram como recordação uma Bruxa Cartuxa, por eles criada.



publicado por faroldigital08-09 às 12:18
| comentar
 O que é? |  O que é?


pesquisar
 
Fevereiro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28


posts recentes

Dia da Internet Segura: 1...

Torneio de Xadrez

Resultados do Concurso Ba...

O adeus a um rei

Feira do Livro

Dia Internacional das Bib...

Dia Mundial da Alimentaçã...

Batalha dos Livros

Prémio Nobel da Literatur...

Ecos: os contos e os livr...

Os contos e os livros com...

Elisabete Jacinto visita ...

Campeonato de Leitura Exp...

"Os Maios” da turma PIEF ...

Semana da Leitura e Feira...

No mundo das histórias: T...

CAMPEONATO CONCELHIO DE L...

28 de fevereiro: Escritor...

Semana da Internet mais s...

Jogo da Língua Portuguesa...

arquivos
Etiquetas

jogo da língua portuguesa(5)

leitura(4)

teatro(4)

semana da leitura 2011(3)

batalha dos livros(2)

cata livros(1)

concurso nacional de leitura 2012(1)

direitos da criança(1)

educação para a saúde(1)

encontro com escritores(1)

escritor(1)

internet segura(1)

mês das bibliotecas escolares(1)

olimpíadas(1)

poesia(1)

workshop representação para televisão(1)

todas as tags

visite também
Visitante nº
música cedida por:
Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds