Jornal do Agrupamento Vertical de Escolas Dr. João Lúcio - Fuseta - Olhão participa! Comenta ou envia a tua notícia para faroldigital@sapo.pt
Quinta-feira, 28 de Janeiro de 2010
Entre a voz e as palavras - Clube de Leitura Sénior

 

A Biblioteca Escolar da Escola E.B. 2,3 Dr. João Lúcio acolheu, na tarde do dia 27 de Janeiro de 2010, pelas 15 horas, um encontro de leitores seniores. A sessão teve como animadora a Dra. Sónia Pereira, representante da Biblioteca Municipal de Olhão e promotora do projecto “Entre a Voz e as Palavras”, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Numa tarde fria e ventosa, do mês de Janeiro, contámos com a presença de vinte e sete participantes, atentos e interessados. Entre eles contavam-se professores aposentados, professores em exercício, utentes do Lar de Idosos da Fuseta, donas de casa.... A Dra. Sónia Pereira, Sónia, como prefere que a tratem, seduziu os ouvintes com a leitura de belíssimos textos de autores conhecidos e anónimos. De permeio, convidou os presentes a conhecerem virtualmente a Biblioteca Municipal de Olhão e a tornarem-se leitores.

A cultura está ao alcance de todos de forma livre e gratuita. O projecto “Entre a Voz e as Palavras” é uma das várias vertentes da BMO, direccionado para leitores a partir dos 45 anos. O Clube de Leitura prevê reuniões mensais (ou quinzenais) na BMO, num dia fixo a acordar com os futuros membros. Num primeiro momento haverá actividades de conhecimento mútuo, troca de experiências e de propostas de obras a descobrir em conjunto. Num segundo momento, decorrerão as leituras, a partilha de ideias e interpretações, o convívio com outras formas de expressão artística relacionadas com a literatura, encontros com escritores, contadores de histórias, poetas … Num terceiro momento, prevê-se a intervenção voluntária dos membros do Clube em diferentes instituições, com leitura em voz alta de textos do património literário universal. Os melhores momentos deste percurso serão registados em suporte áudio e oferecidos aos membros, assim como às entidades parceiras do projecto.

 

A poetisa Maria José Fraqueza ofereceu as suas últimas obras à Biblioteca enriquecidas com um autógrafo. Durante o chá, decalmou os seus últimos poemas, proporcionado-nos um misto de prazer gastronómico e literário.

 

Norberta Sousa



publicado por faroldigital08-09 às 12:32
| comentar
 O que é? |  O que é?


pesquisar
 
Fevereiro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28


posts recentes

Dia da Internet Segura: 1...

Torneio de Xadrez

Resultados do Concurso Ba...

O adeus a um rei

Feira do Livro

Dia Internacional das Bib...

Dia Mundial da Alimentaçã...

Batalha dos Livros

Prémio Nobel da Literatur...

Ecos: os contos e os livr...

Os contos e os livros com...

Elisabete Jacinto visita ...

Campeonato de Leitura Exp...

"Os Maios” da turma PIEF ...

Semana da Leitura e Feira...

No mundo das histórias: T...

CAMPEONATO CONCELHIO DE L...

28 de fevereiro: Escritor...

Semana da Internet mais s...

Jogo da Língua Portuguesa...

arquivos
Etiquetas

jogo da língua portuguesa(5)

leitura(4)

teatro(4)

semana da leitura 2011(3)

batalha dos livros(2)

cata livros(1)

concurso nacional de leitura 2012(1)

direitos da criança(1)

educação para a saúde(1)

encontro com escritores(1)

escritor(1)

internet segura(1)

mês das bibliotecas escolares(1)

olimpíadas(1)

poesia(1)

workshop representação para televisão(1)

todas as tags

visite também
Visitante nº
música cedida por:
Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds