Jornal do Agrupamento Vertical de Escolas Dr. João Lúcio - Fuseta - Olhão participa! Comenta ou envia a tua notícia para faroldigital@sapo.pt
Segunda-feira, 17 de Maio de 2010
Dia Internacional da Família

Por Norberta Sousa

Professora Bibliotecária

 

            

           Caros leitores, a Escola é um espaço de formação nos valores da liberdade, da partilha, da paz… e, por sentir que é meu dever promover estes valores, decidi partilhar a experiência que fiz no dia 15 de Maio, com pais, encarregados de educação e professores, com o objectivo de que cada pessoa que leia esta mensagem reflicta sobre o seu papel na família e de a ajudar a relacionar-se com os seus familiares segundo os valores da confiança, da justiça, da liberdade … Embora a mensagem tenha o cunho do catolicismo, os valores que defende são universais e podem ser vividos por todos os cidadãos de boa vontade.

 

       

             No dia 15 de Maio, o Algarve celebrou o Dia Internacional da Família. A Diocese do Algarve convocou as famílias a participar numa jornada diocesana, que decorreu em Loulé, com o objectivo de relevar a importância da família enquanto espaço de encontro de gerações onde se cultivam valores. O programa incluiu momentos de oração, de reflexão e de partilha. Durante a manhã, o Sr. Bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, abriu a sessão, com oração, escuta da palavra de Deus e partilha da sua experiência de convívio com o Papa Bento XVI. Exortou os presentes a viver no amor conforme nos incita o apóstolo Paulo, na Carta aos Efésios.

         Seguiu-se a palestra de Monsenhor Vítor Feytor Pinto com o tema “Desafios da sociedade actual à Família Cristã”. Simultaneamente, os mais novos foram distribuídos em três grupos, com actividades adequadas às suas idades e orientados para a participação num convívio familiar a decorrer da parte da tarde.

        Monsenhor Vítor Feytor Pinto criou um ambiente de cumplicidade com o auditório, o que lhe permitiu comunicar a sua experiência e os seus conhecimentos de uma vida dedicada à valorização da Vida e da Família. O tema “Desafios da sociedade actual à Família Cristã” foi apresentado como um desafio - caminhar em contracorrente. A família deve percorrer um caminho de esperança, onde se impõe conhecer o mundo, neutralizar o mal e caminhar em frente. Há que tirar partido dos aspectos negativos, aumentando as relações de proximidade e de solidariedade com os outros. O episódio das bodas de Canã apela a que sejamos capazes de servir mais e melhor. Foram apontados quatro valores essenciais para cultivar em família: a liberdade, a unidade, a fidelidade e a fecundidade. A sociedade actual propicia condições para que estes valores se desenvolvam, nomeadamente a importância da dignidade humana, a nova maneira das pessoas se relacionarem num clima de liberdade e de complementaridade, a procura da paz, o progresso técnico e científico e uma nova sensibilidade ética e moral, factores estes decorrentes de uma maior consciência cívica e da generalização da alfabetização. Em oposição, a nossa sociedade está refém de um materialismo racionalista, verifica-se falta de diálogo, permissividade excessiva, culto do hedonismo, redução da sexualidade à prática de relações sexuais, obsessão pelos valores económicos. A proposta de felicidade que nos entra casa dentro pela televisão é TER – PODER – PRAZER. A esta trilogia devemos opor PARTILHA – SERVIÇO – EXIGÊNCIA E SACRIFÍCIO. A longo prazo, veremos resultados mais gratificantes na nossa vida, do que aqueles que podemos usufruir seguindo a primeira opção.

 

 

 

 

        A ausência de Deus na vida das famílias, as desilusões no amor, o excesso de televisão e de utilização da Internet, a mediatização da vida quotidiana são factores que geram a falta de diálogo e de tolerância nas famílias, cuja maior consequência é o divórcio e a redução de nascimentos (no último ano diminuíram 100 000 nascimentos em Portugal. O amor deve ser dádiva, entrega, pois o desejo satisfaz-se, a paixão desaparece, o sentimento esvai-se. O Amor é atitude de entrega ao outro na fidelidade, que se materializa no matrimónio. A família é o ponto de partida da vida social, cuja missão é uma relação dos seus elementos baseada na comunhão, na continuação da vida e na procura da felicidade. A família é um espaço onde a pessoa nasce, cresce e se desenvolve até á felicidade plena. A família é, também a primeira comunidade de oração, em que os seus membros se relacionam com Deus e interpelam o mundo. Neste momento da actualidade, uma nova cultura impõe-se à família: “A dignidade da pessoa humana”. A solução para se amar e se ser amado na família é a vivência de uma liberdade responsável, numa cultura de verdade e de pureza, de solidariedade e de esperança. Educar significa ensinar a dizer não a propostas que reduzem a liberdade. Só existe verdadeira liberdade quando alicerçada na oração. Monsenhor Feytor Pinto lançou-nos o repto para uma vida familiar sustentada na verdade, na justiça, na liberdade, no amor e na paz. Compete à Igreja abrir-se à nova realidade social, abrindo caminhos, fazendo propostas, numa atitude de diálogo intercultural e de acolhimento cristão.

        Relativamente às actividades que decorreram durante a tarde nada posso dizer porque não estive presente.



publicado por faroldigital08-09 às 11:50
| comentar
 O que é? |  O que é?


pesquisar
 
Fevereiro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28


posts recentes

Dia da Internet Segura: 1...

Torneio de Xadrez

Resultados do Concurso Ba...

O adeus a um rei

Feira do Livro

Dia Internacional das Bib...

Dia Mundial da Alimentaçã...

Batalha dos Livros

Prémio Nobel da Literatur...

Ecos: os contos e os livr...

Os contos e os livros com...

Elisabete Jacinto visita ...

Campeonato de Leitura Exp...

"Os Maios” da turma PIEF ...

Semana da Leitura e Feira...

No mundo das histórias: T...

CAMPEONATO CONCELHIO DE L...

28 de fevereiro: Escritor...

Semana da Internet mais s...

Jogo da Língua Portuguesa...

arquivos
Etiquetas

jogo da língua portuguesa(5)

leitura(4)

teatro(4)

semana da leitura 2011(3)

batalha dos livros(2)

cata livros(1)

concurso nacional de leitura 2012(1)

direitos da criança(1)

educação para a saúde(1)

encontro com escritores(1)

escritor(1)

internet segura(1)

mês das bibliotecas escolares(1)

olimpíadas(1)

poesia(1)

workshop representação para televisão(1)

todas as tags

visite também
Visitante nº
música cedida por:
Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds