Jornal do Agrupamento Vertical de Escolas Dr. João Lúcio - Fuseta - Olhão participa! Comenta ou envia a tua notícia para faroldigital@sapo.pt
Segunda-feira, 27 de Setembro de 2010
Escola Primária da Maragota recebe Rancho Folclórico de Moncarapacho

O Rancho Folclórico de Moncarapacho inaugurou a sua Sede no dia 25 de Setembro de 2010, quarenta e sete anos depois da sua fundação. A antiga Escola Primária da Maragota, situada no sítio da Maragota, freguesia de Moncarapacho, foi cedida a este grupo etnográfico pelo Município de Olhão em Maio de 2009, em reconhecimento pelo excelente trabalho de divulgação da nossa cultura dentro e fora do país, como sublinhou o presidente da Câmara Municipal de Olhão, na sessão de abertura.

 

 

A recuperação do edifício esteve a cargo do Rancho, sob o comando do Sr. Armando Luís. Foi feito um brilhante trabalho de recuperação que deu ao edifício o brilho de outrora. A Escola, de construção sólida, comporta duas salas; uma contém um museu etnográfico, que representa as actividades tradicionais do concelho (agricultura, pesca e artesanato); a segunda, é um espaço polivalente, destinando-se a reuniões, ensaios, e outras actividades em prol da colectividade. A sessão de abertura contou com a presença do Presidente da Câmara de Olhão, Eng.º Francisco Leal, do vereador da Educação e Cultura, Dr. António Pina, do Representante do Folclore do Algarve, Sr. Henrique Alberto, do Presidente da Junta de Freguesia de Moncarapacho, Sr. José Marcelino e do Presidente do Rancho Folclórico de Moncarapacho, Sr. Armando Luís. A sessão foi moderada pelo Sr. Pedro Viola.

 

 

Todos sublinharam o papel de embaixador de Portugal e do Algarve deste Rancho que, desde 1963, tem mostrado os nossos costumes a centenas de países da Europa e do Mundo. O grupo tem realizado o seu trabalho sem sede própria, o que constituía um sério problema. Hoje, como disse o seu presidente, pode orgulhar-se de dispor de um espaço onde guardar um precioso património que se encontrava disperso pelas casas de vários elementos. A continuidade do grupo folclórico deve-se em muito à abnegação de Armando Luís, que confessou ter sacrificado muitas vezes a sua família para poder assegurar as actividades do grupo. Foi, por isso, justamente homenageado. Também foi lembrado o Sr. Fernando Estêvão o maior  tocador de ferrinhos da região, já falecido. O Sr. Idalberto Sousa foi distinguido pela sua dedicação à causa do Rancho há mais de quarenta anos. Pedro Viola lançou um repto a todos para que incentivem as crianças a integrar o Rancho, até porque agora existem todas as condições para a formação das crianças.

 

Após a sessão de abertura, teve lugar a bênção do edifício pelo Sr. Padre Alberto, o qual considerou o honesto divertimento como uma ocupação que agrada a Deus. Seguiu-se o descerramento da placa comemorativa do evento pelo Sr. Presidente da Câmara. Concluídas as formalidades, foi oferecido um magnífico banquete no pátio exterior, com lugares sentados; primeiro actuou o rancho folclórico, contagiando a assistência para o baile. Depois, a festa continuou noite fora ao som da música dos “Reflexo”.

Todos se congratularam pelo bom uso que foi dado a um espaço comunitário já em degradação, que guarda na memória a aprendizagem dos nossos avós, pais e filhos. Esta reutilização da antiga escola primária honra todos os olhanenses porque neste espaço a aprendizagem continua a acontecer, garantindo que o saber popular é transmitido de geração em geração.

 

Norberta Sousa


publicado por faroldigital08-09 às 12:31
| comentar
 O que é? |  O que é?


pesquisar
 
Fevereiro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28


posts recentes

Dia da Internet Segura: 1...

Torneio de Xadrez

Resultados do Concurso Ba...

O adeus a um rei

Feira do Livro

Dia Internacional das Bib...

Dia Mundial da Alimentaçã...

Batalha dos Livros

Prémio Nobel da Literatur...

Ecos: os contos e os livr...

Os contos e os livros com...

Elisabete Jacinto visita ...

Campeonato de Leitura Exp...

"Os Maios” da turma PIEF ...

Semana da Leitura e Feira...

No mundo das histórias: T...

CAMPEONATO CONCELHIO DE L...

28 de fevereiro: Escritor...

Semana da Internet mais s...

Jogo da Língua Portuguesa...

arquivos
Etiquetas

jogo da língua portuguesa(5)

leitura(4)

teatro(4)

semana da leitura 2011(3)

batalha dos livros(2)

cata livros(1)

concurso nacional de leitura 2012(1)

direitos da criança(1)

educação para a saúde(1)

encontro com escritores(1)

escritor(1)

internet segura(1)

mês das bibliotecas escolares(1)

olimpíadas(1)

poesia(1)

workshop representação para televisão(1)

todas as tags

visite também
Visitante nº
música cedida por:
Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds