Jornal do Agrupamento Vertical de Escolas Dr. João Lúcio - Fuseta - Olhão participa! Comenta ou envia a tua notícia para faroldigital@sapo.pt
Segunda-feira, 10 de Janeiro de 2011
Encontro com escritores: José Sequeira Gonçalves

J

 

 

 

José Sequeira Gonçalves realizou uma sessão de apresentação do seu último livro “Amanhecer na Rotunda” na Escola E. B. 2, 3 Dr. João Lúcio, no dia 7 de Janeiro de 2011, pelas 10:20 h, para os alunos do 6º e 9º anos. A organização do encontro com o escritor esteve a cargo da Biblioteca Escolar e dos Departamentos de Línguas e Ciências Sociais e Humanas.

 

O tema desta obra - a Implantação da República – foi abordado de uma forma quase vivida pelo escritor, ele que é um especialista em História Contemporânea. José Sequeira Gonçalves, partiu de um slogan que existe na Sala de Convívio: “História é vida”, para explicar que os acontecimentos históricos estão imbuídos de vida e que o romance histórico se inspira em fragmentos de vida do seu imaginário, que se cruzam com factos históricos. Então, as personagens centrais da intriga são pura ficção e foram criadas a partir de tipos sociais da época, como um latoeiro – Alcídio – ou uma lavadeira –Vitória. Esta e outras personagens cruzam-se com os protagonistas da História, tais como Cândido dos Reis ou Machado Santos. E a História é-nos apresentada sob diferentes pontos de vista, como o dos jovens que querem um futuro melhor, ou o daqueles que temem perder as regalias, ou, ainda, os estrangeiros que não querem ser perturbados no seu sossego. Afinal, estes últimos, involuntariamente, provocam a reviravolta do regime.

À medida que explicava a construção narrativa, o escritor interpelava os alunos sobre os factos históricos ocorridos. Os jovens tinham a resposta sempre pronta e mostraram interesse pelos assuntos apresentados. O ilustrador, João Espada, não pôde estar presente, no entando, ficámos a saber que as ilustrações são aguarelas.

Esta obra foi adaptada para teatro, pelo próprio autor que, também, compôs as músicas e participou na peça como actor. Este projecto foi um sucesso de bilheteira, juntando mais de 500 espectadores no Complexo NERA, em Loulé.

No final, o autor deliciou a plateia com a interpretação da Pedra Filosofal, de António Gedeão. Sublinhou que nós somos a pedra filosofal, essa substância extraordinária que tem a capacidade de transformar em ouro todos os objectos em que toca. E avisou, ainda, que alguns dos presentes poderiam vir a ser personagens do seu próximo livro. Vamos aguardar!

Norberta Sousa



publicado por faroldigital08-09 às 11:34
| comentar
 O que é? |  O que é?


pesquisar
 
Fevereiro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28


posts recentes

Dia da Internet Segura: 1...

Torneio de Xadrez

Resultados do Concurso Ba...

O adeus a um rei

Feira do Livro

Dia Internacional das Bib...

Dia Mundial da Alimentaçã...

Batalha dos Livros

Prémio Nobel da Literatur...

Ecos: os contos e os livr...

Os contos e os livros com...

Elisabete Jacinto visita ...

Campeonato de Leitura Exp...

"Os Maios” da turma PIEF ...

Semana da Leitura e Feira...

No mundo das histórias: T...

CAMPEONATO CONCELHIO DE L...

28 de fevereiro: Escritor...

Semana da Internet mais s...

Jogo da Língua Portuguesa...

arquivos
Etiquetas

jogo da língua portuguesa(5)

leitura(4)

teatro(4)

semana da leitura 2011(3)

batalha dos livros(2)

cata livros(1)

concurso nacional de leitura 2012(1)

direitos da criança(1)

educação para a saúde(1)

encontro com escritores(1)

escritor(1)

internet segura(1)

mês das bibliotecas escolares(1)

olimpíadas(1)

poesia(1)

workshop representação para televisão(1)

todas as tags

visite também
Visitante nº
música cedida por:
Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds