Jornal do Agrupamento Vertical de Escolas Dr. João Lúcio - Fuseta - Olhão participa! Comenta ou envia a tua notícia para faroldigital@sapo.pt
Quarta-feira, 25 de Janeiro de 2012
Encontro com escritora Isabel Bruma

 

A escritora Isabel Bruma visitou Agrupamento de Escolas Dr. João Lúcio no dia 25 de janeiro de 2012 para uma conversa literária com os alunos do 3º ano da Turma F2 da Fuseta. Esta atividade foi uma iniciativa da Biblioteca Municipal de Olhão.

 

 

 

Os alunos leram previamente com a professora a obra As Histórias de Filipe e tinham feito pesquisas sobre a autora na Internet. Por isso, tinham muita curiosidade em saber pormenores sobre as obras e sobre a vida desta escritora. Isabel Bruma é o pseudónimo de Maria Manuel Salvador Cunha, professora de Língua Portuguesa, já aposentada. É uma professora do ensino secundário que gosta muito de ensinar. Começou a escrever em criança e gosta imenso de ler e de escrever. Realizou, ainda, um trabalho de pesquisa sobra a obra do escritor moçambicano Mia Couto. Esta investigação levou-a a trabalhar algum tempo em África. Foi para a escritora uma experiência muito enriquecedora.

 

 

Isabel Bruma partilhou connosco o que é a realidade nas escolas de Moçambique, onde as crianças não têm o mínimo necessário à sobrevivência, onde falta a água, a comida, os cadernos e os livros, entre muitas outras coisas… Nesta terra distante, as histórias desempenham um papel muito importante na construção da identidade das comunidades. As histórias transmitem saberes e valores. O pseudónimo de Isabel Bruma surgiu pela necessidade de criar uma história para um manual de Língua Portuguesa. Isabel Bruma é, também, autora de manuais didácticos de Língua Portuguesa.

Bruma é um nome que designa um estado atmosférico de pouca visibilidade provocada pela humidade no ar, muito característico de Inglaterra. Uma das suas netas, Isabel, recém chegada de Inglaterra, foi a inspiração para este pseudónimo. A escritora foi respondendo a todas as questões, também ela interpelando os alunos sobre questões de escrita. Gosta de tudo quanto escreveu e diz envolver-se muito enquanto escreve. Contou-nos a história Um quadro na Parede, que fala da amizade entre duas meninas de cor diferente. Falou-nos da imaginação que nos transporta a mundos maravilhosos. Mostrou especial carinho pelos livros O Contador de histórias e O outro lado do mar. Ficámos todos com muito mais interesse em ler as suas obras.

No final, Isabel Bruma deu muitos autógrafos e os alunos ofereceram-lhe um belo ramos de flores. Foi um encontro muito enriquecedor para todos.

Para mais informações sobre Isabel Bruma consulte o site: http://www.sitiodolivro.pt/pt/autor/isabel-bruma/33103/

 

Norberta Sousa

 



publicado por faroldigital08-09 às 16:42
| comentar
 O que é? |  O que é?


pesquisar
 
Fevereiro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28


posts recentes

Dia da Internet Segura: 1...

Torneio de Xadrez

Resultados do Concurso Ba...

O adeus a um rei

Feira do Livro

Dia Internacional das Bib...

Dia Mundial da Alimentaçã...

Batalha dos Livros

Prémio Nobel da Literatur...

Ecos: os contos e os livr...

Os contos e os livros com...

Elisabete Jacinto visita ...

Campeonato de Leitura Exp...

"Os Maios” da turma PIEF ...

Semana da Leitura e Feira...

No mundo das histórias: T...

CAMPEONATO CONCELHIO DE L...

28 de fevereiro: Escritor...

Semana da Internet mais s...

Jogo da Língua Portuguesa...

arquivos
Etiquetas

jogo da língua portuguesa(5)

leitura(4)

teatro(4)

semana da leitura 2011(3)

batalha dos livros(2)

cata livros(1)

concurso nacional de leitura 2012(1)

direitos da criança(1)

educação para a saúde(1)

encontro com escritores(1)

escritor(1)

internet segura(1)

mês das bibliotecas escolares(1)

olimpíadas(1)

poesia(1)

workshop representação para televisão(1)

todas as tags

visite também
Visitante nº
música cedida por:
Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds