Jornal do Agrupamento Vertical de Escolas Dr. João Lúcio - Fuseta - Olhão participa! Comenta ou envia a tua notícia para faroldigital@sapo.pt
Terça-feira, 29 de Maio de 2007
Quinze anos de Ténis de Mesa na Escola Dr. João Lúcio…A nossa escola foi campeã em ténis de mesa

 

 

 

Quando em 1992 iniciamos na escola Dr. João Lúcio a modalidade de ténis de mesa no âmbito do desporto escolar, estávamos longe de imaginar as aventuras, as emoções, as surpresas e até mesmo as dificuldades que o futuro nos reservara.

 

Iniciamos a prática da modalidade com muito empenho e entusiasmo, apesar duma grande inexperiência em termos técnicos e competitivos. Naquele tempo estudavam na nossa escola cerca de oitocentos alunos. Tínhamos poucas condições em termos de espaço; os treinos eram realizados na sala de convívio e no refeitório, mas a afluência de alunos era tão grande, que as oito mesas que montávamos naquele espaço, não permitiam atender às necessidades de todos.

 


A partir de 1995, a participação de jogadores federados foi proibida. O trabalho realizado nas escolas passou a ser mais valorizado; as competições decorriam entre atletas que tinham aprendido a jogar ténis de mesa nas salas de convívio, ou em alguns casos mais privilegiados, nos pavilhões desportivos das escolas que os possuíam.

 

O empenho e a dedicação com que trabalhávamos tornaram-se visíveis nos resultados desportivos que não tardaram a aparecer.

 

Para podermos prosperar, esforçámo-nos por alcançar melhores condições técnicas e materiais, e fomos conseguindo alcançar aquilo que ansiávamos.

 

 

 Fomos progredindo, e em 1997 vencemos o Campeonato Nacional, tanto na categoria individual masculina como na categoria de equipas femininas, alcançando assim o privilégio de representar Portugal no Campeonato Internacional da ISF, (International Sport Federation) realizado na Bélgica entre 22 e 29 de Março desse ano.

 

 

 Entretanto com extinção do ensino secundário e a redução do número de alunos matriculados neste estabelecimento de ensino, vimos dificultada a tarefa de realizarmos um trabalho contínuo e consistente.

 

 

 

Ficámos abalados, mas não desistimos! Resolvemos abrir as portas da nossa escola a todos os alunos do concelho de Olhão que quisessem praticar ténis de mesa, desde as escolas do primeiro ciclo até à secundária. Criamos os “Projectos Especiais” e os “Centros de Formação Desportiva”.

 

 


No âmbito da formação contínua de professores, realizamos uma acção de 50 horas, na qual participaram cerca de vinte docentes e estávamos prontos para avançar com mais duas acções de formação no Algarve, mas fomos impedidos de prosseguir por alguém com prioridades e valores diferentes dos nossos.

 

Mais tarde, no ano de 2003, estendemos o nosso raio de acção até Monte Gordo e Vila Real de Santo António, onde se encontravam atletas que praticavam  ténis de mesa juntamente com o professor Samuel no Grupo Desportivo Pic-Nic. Desde logo a nossa escola criou condições para que estes atletas também pudessem receber formação e participar nas competições organizadas pelo desporto escolar, tendo sido concedido ao professor Samuel, permissão para acompanhá-los em três estágios desportivos, promovidos pela Federação Andaluza de Ténis de Mesa na Serra Nevada, entre 2003 e 2005.

No início do presente ano lectivo, estes atletas por sua própria iniciativa, solicitaram ao professor Samuel a sua integração na equipa de ténis de mesa da escola Dr. João Lúcio, conforme permitido pelos novos regulamentos do desporto escolar.

 

Decorrido o campeonato do Algarve 2006/07, as equipas masculina e feminina da escola Dr. João Lúcio, apuraram-se para o grande evento desportivo: O Campeonato Nacional de Ténis de Mesa do Desporto Escolar, este ano, agendado para os dias 18, 19 e 20 de Maio na cidade de Lagoa, no Algarve.

 

O nível de excelência, pelo qual sempre lutamos, estava patente nos atletas que constituíam as equipas da escola Dr. João Lúcio. No confronto com as cinco melhores equipas masculinas, e as três melhores equipas femininas, seleccionadas a nível nacional, a escola Dr. João Lúcio conseguiu chegar até ao final da competição sem nenhuma derrota. A postura dos atletas em prova, e o espírito de “fair play” por eles evidenciado, foram motivo de grande orgulho para a nossa escola.

 

 

Agora, aproxima-se o momento de partirmos para uma nova etapa: no dia 19 de Julho a equipa feminina e masculina da escola Dr. João Lúcio irão partir para a Hungria, a fim de participarem nos Campeonatos Internacionais da FISEC, em representação da nossa escola e do nosso país. Durante cerca de uma semana procuraremos transmitir, àqueles que ainda não conhecem o povo lusitano, o melhor que existe em nós portugueses, não apenas em termos desportivos mas especialmente em termos pessoais, como pessoas dignas e dotadas de valores fundamentais, como a amizade, a tolerância e a honestidade.

Professor Coordenador da Modalidade de Ténis de Mesa

Samuel Almeida

 

  

 



publicado por faroldigital08-09 às 07:26
| comentar
 O que é? |  O que é?

1 comentário:
De espadaneira a 23 de Junho de 2007 às 03:04
Parabéns! (e boa sorte)


comentar a notícia


pesquisar
 
Fevereiro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28


posts recentes

Dia da Internet Segura: 1...

Torneio de Xadrez

Resultados do Concurso Ba...

O adeus a um rei

Feira do Livro

Dia Internacional das Bib...

Dia Mundial da Alimentaçã...

Batalha dos Livros

Prémio Nobel da Literatur...

Ecos: os contos e os livr...

Os contos e os livros com...

Elisabete Jacinto visita ...

Campeonato de Leitura Exp...

"Os Maios” da turma PIEF ...

Semana da Leitura e Feira...

No mundo das histórias: T...

CAMPEONATO CONCELHIO DE L...

28 de fevereiro: Escritor...

Semana da Internet mais s...

Jogo da Língua Portuguesa...

arquivos
Etiquetas

jogo da língua portuguesa(5)

leitura(4)

teatro(4)

semana da leitura 2011(3)

batalha dos livros(2)

cata livros(1)

concurso nacional de leitura 2012(1)

direitos da criança(1)

educação para a saúde(1)

encontro com escritores(1)

escritor(1)

internet segura(1)

mês das bibliotecas escolares(1)

olimpíadas(1)

poesia(1)

workshop representação para televisão(1)

todas as tags

visite também
Visitante nº
música cedida por:
Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds