Jornal do Agrupamento Vertical de Escolas Dr. João Lúcio - Fuseta - Olhão
participa! Comenta ou envia a tua notícia para faroldigital@sapo.pt
A Biblioteca Escolar da Escola E.B. 2,3 Dr. João Lúcio acolheu, na tarde do dia 27 de Janeiro de 2010, pelas 15 horas, um encontro de leitores seniores. A sessão teve como animadora a Dra. Sónia Pereira, representante da Biblioteca Municipal de Olhão e promotora do projecto “Entre a Voz e as Palavras”, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Numa tarde fria e ventosa, do mês de Janeiro, contámos com a presença de vinte e sete participantes, atentos e interessados. Entre eles contavam-se professores aposentados, professores em exercício, utentes do Lar de Idosos da Fuseta, donas de casa.... A Dra. Sónia Pereira, Sónia, como prefere que a tratem, seduziu os ouvintes com a leitura de belíssimos textos de autores conhecidos e anónimos. De permeio, convidou os presentes a conhecerem virtualmente a Biblioteca Municipal de Olhão e a tornarem-se leitores.

A cultura está ao alcance de todos de forma livre e gratuita. O projecto “Entre a Voz e as Palavras” é uma das várias vertentes da BMO, direccionado para leitores a partir dos 45 anos. O Clube de Leitura prevê reuniões mensais (ou quinzenais) na BMO, num dia fixo a acordar com os futuros membros. Num primeiro momento haverá actividades de conhecimento mútuo, troca de experiências e de propostas de obras a descobrir em conjunto. Num segundo momento, decorrerão as leituras, a partilha de ideias e interpretações, o convívio com outras formas de expressão artística relacionadas com a literatura, encontros com escritores, contadores de histórias, poetas … Num terceiro momento, prevê-se a intervenção voluntária dos membros do Clube em diferentes instituições, com leitura em voz alta de textos do património literário universal. Os melhores momentos deste percurso serão registados em suporte áudio e oferecidos aos membros, assim como às entidades parceiras do projecto.

A poetisa Maria José Fraqueza ofereceu as suas últimas obras à Biblioteca enriquecidas com um autógrafo. Durante o chá, decalmou os seus últimos poemas, proporcionado-nos um misto de prazer gastronómico e literário.

Norberta Sousa